Nos dias de hoje, a importância da publicidade na sociedade é cada vez maior. Esta é actualmente uma poderosa força de persuasão que modela as atitudes e os comportamentos. Neste texto pretendemos chamar a atenção para as contribuições positivas que a publicidade pode oferecer. A vida das pessoas é profundamente influenciada pela publicidade e pelos meios de comunicação em geral, condicionando assim o modo de pensar e de agir em sociedade.
A Sociedade Ponto Verde, formada em 1996, assinalou uma década de comunicação. O seu grande objectivo é o de motivar os portugueses a respeitar o meio ambiente, a separar, reciclar e também reutilizar os resíduos do dia-a-dia. Para promover esta causa, a Sociedade Ponto Verde recorreu, entre outros meios, ao uso de publicidade. É neste ponto que vamos focar a nossa atenção, analisando e tentando compreender o modo como se processa não só a divulgação e a informação, mas também como esta influencia e é recebida pelo público.
As crianças foram, na maior parte dos casos, o meio para transmitir esta mensagem. Estas passaram a ser o ícone principal da campanha, o que provocou uma maior adesão ao universo da reciclagem. Isto fez com que as crianças “público” se identificassem com a campanha, adoptassem os comportamentos correctos e também que sensibilizassem os familiares. Por outro lado, os consumidores adultos ao verem as publicidades sentiram-se na obrigação de dar o exemplo aos mais novos, respeitando o ambiente, numa espécie de ciclo vicioso. Neste sentido, o público-alvo é toda a família.
O uso das crianças foi complementado por um discurso comovente, pois ao serem frágeis e inocentes criam nos adultos um sentimento de condescendência, presente nas expressões usadas (“Faz-me este favor”, “Vá lá”). Discurso esse que é apeltativo, inocente e que se dirige directamente para o consumidor, criando nele um sentimento de proximidade e consequentemente de protecção e ajuda.
O uso das crianças foi complementado por um discurso comovente, pois ao serem frágeis e inocentes criam nos adultos um sentimento de condescendência, presente nas expressões usadas (“Faz-me este favor”, “Vá lá”). Discurso esse que é apeltativo, inocente e que se dirige directamente para o consumidor, criando nele um sentimento de proximidade e consequentemente de protecção e ajuda.
Outro ponto de interesse que é relevante analisar é o facto de a Sociedade Ponto Verde ter utilizado também nas suas campanhas mulheres famosas que sensibilizam a população para 2 causas por 1 causa, ou seja, a reciclagem em parceria com a Associação Laço na luta contra o cancro da mama.
A presença de mulheres famosas no spot publicitário tem infuências psicológicas no espectador. Este traz credibilidade e prestígio às duas causas e por outro lado, há uma tendência na sociedade de seguir um modelo de alguém célebre. O facto de o anúncio usar apenas mulheres atinge um sentimento de identficação ao público feminino ao qual elas se dirigem, pois falam de mulher para mulher. Todas as mulheres partilham o risco de sofrerem de cancro da mama, o que as torna vulneráveis e solidárias perante esta causa. Assim, este anúncio apela também ao medo, à insegurança e ao companheirismo do sexo feminino. Visto que as mulheres são também donas de casa, são essencialmente elas que cuidam dos resíduos domésticos, cabendo-lhes a decisão de reciclar, com o peso acrescido de estarem a contribuir para uma causa que lhes é próxima: o canco da mama.
Em suma tanto as crianças como as mulheres são de certa forma consideradas vulneráveis e frágeis aos olhos dos outros. Com o passar dos tempos e depois de toda a divulgação das campanhas da Sociedade Ponto Verde, os seus pedidos elaborados pelas estrelas televisivas, crianças e mulheres, têm sido concretizados e cedidos pela maioria da população, abrangindo todas as faixas etárias.
A presença de mulheres famosas no spot publicitário tem infuências psicológicas no espectador. Este traz credibilidade e prestígio às duas causas e por outro lado, há uma tendência na sociedade de seguir um modelo de alguém célebre. O facto de o anúncio usar apenas mulheres atinge um sentimento de identficação ao público feminino ao qual elas se dirigem, pois falam de mulher para mulher. Todas as mulheres partilham o risco de sofrerem de cancro da mama, o que as torna vulneráveis e solidárias perante esta causa. Assim, este anúncio apela também ao medo, à insegurança e ao companheirismo do sexo feminino. Visto que as mulheres são também donas de casa, são essencialmente elas que cuidam dos resíduos domésticos, cabendo-lhes a decisão de reciclar, com o peso acrescido de estarem a contribuir para uma causa que lhes é próxima: o canco da mama.
Em suma tanto as crianças como as mulheres são de certa forma consideradas vulneráveis e frágeis aos olhos dos outros. Com o passar dos tempos e depois de toda a divulgação das campanhas da Sociedade Ponto Verde, os seus pedidos elaborados pelas estrelas televisivas, crianças e mulheres, têm sido concretizados e cedidos pela maioria da população, abrangindo todas as faixas etárias.